A IMPORTÂNCIA DO CAPATAZ NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA FAZENDA.

BLOG

GESTÃO

A IMPORTÂNCIA DO CAPATAZ NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA FAZENDA.

A IMPORTÂNCIA DO CAPATAZ NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA FAZENDA.
18/04/2023

Na maioria das fazendas que atendemos vemos a importância do capataz nas atividades que abrangem diretamente ou indiretamente a pecuária. Além disso, percebemos nos últimos anos uma dificuldade em encontrar pessoas que fazem esse trabalho. Sempre escutamos o pecuarista falar que não encontra uma pessoa capaz de coordenar a equipe de campo com excelência.

Então, “pegando esse gancho” resolvemos através desse material esclarecer as funções, os desafios, o comportamento e as habilidades essenciais de um bom capataz. E salientar o pecuarista que a pessoa certa nesse cargo pode fazer toda diferença na produtividade da fazenda.

 MAS AFINAL, QUAL A FUNÇÃO E QUAIS AS RESPONSABILIDADES DO CAPATAZ?

Sucintamente, podemos definir o capataz como o responsável, junto ao gerente, por gerir, organizar, contratar e coordenar a equipe de manejo da propriedade, logo, são eles que fazem a fazenda funcionar. Seguindo a hierarquia, o capataz lidera e distribui atividades para toda a equipe de colaboradores da fazenda, com autonomia para tomar decisões assertivas.

Por isso, entender sobre liderança, desenvolvimento de pessoas, gestão de equipes, índices zootécnicos, manejo de pastagens, protocolos nutricionais e reprodução, é fundamental para garantir a rentabilidade da propriedade.

Como explicado acima, o Capataz alinha e lidera outros trabalhadores da fazenda para realizar as atividades essenciais do dia a dia, sendo assim, é fundamental conhecer detalhadamente o trabalho que precisa ser feito. Além disso, o capataz deve ser um bom líder e comunicador.

Dentre as várias funções podemos destacar:

- Coordenar os trabalhos da equipe do manejo;

- Gerir os equipamentos e manter a preservação;

 - Acompanhar o desempenho dos funcionários do manejo;

- Cuidar da tropa orientando a sua utilização;

- Manter o estoque de produtos veterinários;

- Observar de perto todos os índices zootécnicos;

- Informar sobre a condição das forrageiras, bebedouros e cercas;

- Manter o bem-estar dos animais;

E muito mais!

É importante ressaltar que o capataz está sob a gestão do gerente, e dono da propriedade e todas as atividades devem estar alinhadas com os mesmos, como podemos ver na imagem abaixo.

PRINCIPAIS DESAFIOS

Os atuais desafios da capatazia começaram quando se aumentou a velocidade que as informações chegam e saem hoje do campo, através da internet. Antigamente, esse profissional era pouco valorizado dentro das propriedades rurais, porém com a crescente modernização pecuária, que está em um cenário muito diferente de 20 anos atrás, cresceu a necessidade de colaboradores treinados e alinhados com o planejamento da fazenda.

 Segundo o levantamento estatístico realizado pelo eSocial, Empregador Web, CAGED e Salário.com.br, considerando apenas trabalhadores CLT, em 2023 houve uma queda 23,08% na contratação por esse profissional. Essa queda pode ser atribuida principalmente a falta de mão de obra especializada em gestão de pessoas/trabalho em equipe e profissionais que entendam realmente a necessidade de modernização na pecuária e trabalhem para conseguir implantar tecnologia que traga resultado dentro da fazenda.

O cargo de capataz hoje, além de trabalhar com os desafios diários de manejo de uma fazenda, requer constante atualização, desenvoltura para trabalhar com números e dados, e muitas das vezes ter um conhecimento básico de informática e eletrônica, além de entender do manejo de animais e saber “lidar” com pessoas. Talvez seja esse o maior desafio de um capataz; ter que entender de tudo, um pouco e ainda coordenar a equipe. Daí a justificativa de que o pecuarista deve investir em um profissional com gabarito.

HABILIDADES ESSENCIAIS DE UM CAPATAZ

Como foi citado nos desafios da função da capatazia, um bom profissional deve ter habilidades que envolvem:

Liderança: o capataz precisa ser um bom líder. Através de atitudes, sua equipe precisa enxergá-lo com admiração. Deve ser o exemplo da equipe!

Comunicação: tanto com o gerente quanto com os vaqueiros, esse profissional precisa entender como se comunicar com cada um de sua equipe e seus encarregados pois, a maioria dos conflitos que acontece nas propriedades são originados por falta de comunicação. O capataz precisa saber transmitir as ideias do gerente para os vaqueiros.

Organização: seja da tropa, aos equipamentos de manejo, manutenção do curral e da propriedade, como cercas porteiras etc. Uma fazenda organizada demonstra liderança e, com organização, diminui-se desperdícios e acidentes.

Conhecimento prático de manejo e básico de sanidade, nutrição e reprodução: Estar sempre acompanhando as ideias dos zootecnistas, agrônomos e veterinários que ajudam nas estratégias das fazendas. Buscar treinar a equipe do manejo para ações imediatas e sempre usar da assistência técnica para auxiliá-lo nas demandas.

Ter controle emocional: Passar para equipe tranquilidade com eficiência nos serviços. É importante saber entender os problemas dos outros e ter paciência e sabedoria para evitar desgastes com pequenos conflitos. Além disso, é o articulador de todas as informações que chegam dos superiores e esse respeito com os superiores (gerente e proprietário) faz com que aumente o respeito dos funcionários de campo para com ele.

COMPORTAMENTO IDEAL DO CAPATAZ

Apesar dos desafios diários da lida com o gado, o capataz deve: ter um bom relacionamento com a equipe, saber conversar, ou se expressar de forma que os vaqueiros o enxerguem como um companheiro de profissão, mantendo a postura e o respeito com o seu líder. O capataz deve sempre transmitir confiança e tranquilidade para a equipe nas decisões e nos desafios do dia-dia.

Já observamos em fazendas alguns vaqueiros que trabalhavam com capatazes bons, no futuro, se tornarem ótimos capatazes. Esse é o reflexo de quão importante é esse trabalho para a pecuária nacional. Ter iniciativas, como verificar estoque de produtos, observar se todos os colaborados estão agindo corretamente com a postura que a propriedade prega, desde com manejo do gado ou com a tropa.

JÁ PAROU PARA PENSAR COMO SERIA SUA FAZENDA SE VOCÊ TIVESSE UM CAPATAZ BEM QUALIFICADO?

Hoje sabemos que apesar de trabalharmos com criação na fazenda, o papel dos trabalhadores é trivial para a “engrenagem girar”. Investir e capacitar sua equipe custa muito mais barato do que os prejuízos que um funcionário mal treinado pode lhe trazer. A figura do capataz é de extrema importância para o aumento da produtividade na fazenda, sendo responsável pela gestão, organização e coordenação da equipe de manejo da propriedade.

Com a modernização da pecuária, a demanda por profissionais qualificados em gestão de pessoas e trabalho em equipe tem crescido, tornando a contratação de um bom capataz cada vez mais difícil. Portanto amigo pecuarista, investir em um bom capataz é imprescindível na fazenda, pois é ele quem está presente no campo e conhece as particularidades da propriedade, trabalhando em prol do sucesso e da produtividade da fazenda.

 

Lucas Moura 

Zootecnista e Supervisor Rico Nutrição Animal

 

Notíciais Relacionadas