QUEM DISSE QUE GADO NÃO GOSTA DE SOMBRA?

BLOG

MANEJO ANIMAL

QUEM DISSE QUE GADO NÃO GOSTA DE SOMBRA?

QUEM DISSE QUE GADO NÃO GOSTA DE SOMBRA?
15/12/2022

O mercado consumidor da atualidade vem exigindo cada dia mais ações de bem-estar animal. Os produtores rurais que não pensam nessas questões logo estarão fora do sistema.

O Brasil fica em uma região intertropical, ou seja, com maior incidência de radiação solar e, consequentemente, temperaturas elevadas. Na bovinocultura, o calor é um fator que merece atenção dos produtores.

Você sabia que o estresse térmico pode alterar o comportamento e a fisiologia dos animais? Pois é. Esse estresse acontece quando as temperaturas ficam além do conforto térmico. Além de diminuir a ingestão de alimento, interfere em seu desenvolvimento, reduz sua fertilidade e ganho de peso, impactando diretamente no bolso do produtor.

Como funciona o estresse térmico?

O cortisol liberado durante o estresse interfere no metabolismo da insulina, que é a chave que possibilita a entrada de energia dentro da célula. Essa alta de cortisol durante o estresse não permite que a célula tenha energia. Com isso, o corpo desvia todos seus nutrientes para resposta imune, pois no momento, o animal busca se manter vivo, perdendo em ganho médio diário, reprodução e lactação.

Para diminuir o estresse e aumentar os indicies de produtividade, o sombreamento natural ou artificial sem dúvida é uma opção.

O sombreamento natural pode ser feito através da arborização. Segundo estudos de Lima (1993) e Silva, Ghelfi Filho e Nããs (1995) devemos sempre ficar atentos a escolha da árvore ideal para nossa realidade e fazer as seguintes perguntas: “essa árvore pode ser empregada em pastos? A qualidade da copa é densa, rala ou média? A projeção da sombra que ela gera e o tempo que demora a crescer vai me atender?''

Sombreamento natural com arborização. Fotos: Fernando Viela

No Mato Grosso, geralmente utiliza-se o eucalipto, por ser uma arvore de rápido crescimento e que tem fins tanto ecologicamente correto quanto economicamente para o produtor. Além disso, com a utilização de sombreamento natural é possível a retenção de carbono, ação importante no combate ao efeito estufa.

ILPF proporciona conforto térmico para os animais. Foto: Gabriel Faria

O sombreamento artificial também pode ser uma escolha quando o plantio não é possível. A escolha certa do material é fundamental para realizar o isolamento térmico, refletir e absorver a radiação.

Sombreamento artificial com metal. Foto: Fernando Vilela

Para sustentar o sombreamento utiliza-se madeira (eucalipto tratado, por exemplo) ou metal e para a cobertura telas de sombreamento, telhas de cimento amianto ou fibrocimento e telhas galvanizadas.

Sombrite com madeira e tela de sombreamento. Foto: Pexel.

Com isso, percebemos o quanto o cuidado e bem-estar podem ser um fator determinante para o futuro da pecuária. Com um simples sombreamento o produtor consegue benefícios produtivos, ambientais e econômicos.

Tenha mais sanidade, melhor bem-estar e melhor expressão de indicies zootécnicos. Produza com qualidade. Garanta a sombra dos seu rebanho.

 

Camilla Giovanna de Sousa

Jornalista e Gerente de Marketing Rico.

Notíciais Relacionadas